Google
 

Bem Vindo


Powered by IP2Location.com
Lembre . . . quando você visitar este BLOG e vir uma foto que você gosta, basta clicar sobre a foto para aumentar seu tamanho.


Como sugere a canção, "The Coffee Song" por Frank Sinatra, no Brasil é cultivada uma incrível quantidade de café!

Tome um café enquanto você lê este BLOG!

Bolsa Oficial de Cafe

SANTOS, Brasil e a Bolsa Oficial de Café


Pergunte a qualquer um no Brasil o nome do porto do edificio mais lindo, e a reposta vai quase ter certeza de ser a Bolsa Oficial de Café -- antiga troca de café no Brasil.


A faxada da troca de café no Brasil.





Inaugurado em 1922 no 100° aniversario da idenpendencia brasileira, a bolsa foi um testamento para o poder e riqueza do barões de café brasileiros. Dentro de seu interior salas de marfim, quebradores de café iriam comprar e vender os preciosos grãos, enquanto la fora, o estilo de arquitetura ecletica e uma adornada torre do relogio fez ficar junto na fronteira portuaria de santos.




A entrada para a Bolsa


Pelos ultimos 45 anos, no entanto o predio foi gradualmente caindo em falta de reparos. Esses dias, com a maior comodidade sendo trocadas via computador, não tem quaquer ecessidade por uma bolsa de café fisica. Mas la é preciso preservar a historia, e em alguns meses, autoridades municipais de Santos planejam inaugurar a bolsa do primeiro museu oficial do café no Brasil.




Janelas da Bolsa



Como a estrutura construida para honra-la, a industria de café brasileiro -- frio bravo, sem chuva, Hiperinflação e ocasionais chaos politicos -- teve seu lado de sobe e desce.



Mais janelas da Bolsa.



Agora, muitas das tentativas da nação com indices altos de interesses, preços altos e altos desempregos depois consequencias do Presidente Fernando Henrique Cardoso recente ocorrencia da desvalorização, exportadores de cafe estão altos. A desvalorização atualmente ajuda eles desde que eles comprem café na ocorrencia local, reais, mas vendem em dolares.

Em adição, preços do café sao esperados a subir no despertar do recente terremoto na colombia, e o efeito de retardo do furacão Mitch, que no ano passado destruiu a produção de café nas Honduras, Nicaragua, El Salvador e Guatemala.


O salão de leilões


Em Janeiro de 1999, O Brasil exportou por volta de 1.4 milhões 60- kilogramas de sacos de café em grãos -- um record alto. Renda veio a US$175 milhões, O maior nivel em uma decada. Isso aconteceu com o desprezo do fato que em Janeiro de 1998, preço do café foram 65% altos, em US$ 203.25 por saco. mas naquele mes, boletins da associação dos exportadores de café (FEBEC), apenas 790,000 sacos foram exportados devido a renda baixa -- um effeito de retardo que congelou em 1994.




O telhado de adorno do Salão de Leiloes da Bolsa.



A colheita de café total de 1998-99 é antecipada ao pesar de 34.5 milhões de sacos de 60-kg, um aumento de 23% sobre a outra sessão de colheita de 28 milhões. No entanto , exportações vai valer apenas $ 2.1 milhoes, baixa de 9.1% dos $2.4 bilhões gerados na epoca de 1997-98, disse Jose Botafogo Goncalves, mininstro de industria e comecio do Brasil. Ele disse que a colheita de 1999-2000
iria cair 33% para mais de 23 milhões de sacos, devido as altas temperaturas no clima no estados de Espirito Santo e Bahia.

No momento, mais de três milhoes de brasileiros estão envolvidos na industria do café, com conta de 5% de todas as exportações por volume.

Brasil maior produtor e exportador," disse Osvaldo Aranha Neto,um homem de negocios de São Paulo que esteve ativo na FEBEC por muitos anos. "Atendencia a assumir quando você é grande, você não produz qualidade . Mas no nosso caso, isso não é verdade. Nós temos exportadores que são comparaveis a qualquer um no mundo. De fato, na região do Cerrado (no estado ocidental de Minas Gerais) esta virando muito famoso para produção."

Perguntado por que o Brasil faz tão pouco para promover seu café em volta do mundo, ele replicou que "ate agora, não tem razão para investir em promoção, por causa que o Brasil não tem seus propria etiqueta. No entanto, isso esta mudando, e eu acho que é o tempo para investir no futuro."

Uma compania, Ipanema Agro- industria S.A. de Alfenas, no estado de Minas Gerais, esta fazendo isso. Pronto um dos mais largos plantadores de arabica no mundo, a compania esta se expandindo as plantações de café de 14 milhoes a 20 milhoes de plantas. Ipanema processa seu proprio café na marca da Fazenda de Minas.

Enquanto isso, o maior produtor de café soluvel do Brasil, Cacique, Esta fazendo uma nova planta para fazer café "seco gelado", que vende por 20% mais que o café "spray seco" comum por causa que esfria do que esquenta o produto -- preservando mais o aroma. Cacique planeja vender 2,200 metros de tonelada por ano desse novo produto para os Japoneses, Europeus e eventualmente comsumidores dos E.U.A.

No estado da Bahia, fazendeiros vão produzir 250,000 sacos de café robusto de 60kg na terra previamente usado para plantar cacau. E esse numero pode aumentar para milhoes de sacos em cinco anos, diz a fontes das industrias que estimaram colheitas na Bahia em 25 sacos por hectar isso compara favoravelmente para Espirito Santo -- lider do produtor de robusta do Brasil -- aonde colheitas por volta de 15 sacos por hectar.

Os Estados Unidos usavam ser o melhor consumidor para café robusto, mas com a recente mudança dos produtores asiaticos de pouco custo, Argentina recolocou como o comprador mais importante de café robusto no Brasil.

Mais ao sul, em santa luzia -- apenas fora da metropolis de Belo Horizonte -- um a pouca conhecida compania de café que começou há 30 anos atras nos ultimos anos virou o produtor de capuccino No.1. Café Três Corações Ltda. Gabar-se 250 empregados e vendas anuais por volta de $130 milhoes.

Kleber Delton Malta, gerente nacional de vendas em Três Corações, disse que café comum se constitui em 85% de seus negocios, e capuccino é o 15% do resto. "Nossa compania esta por todo o Brasil," ele diz. "Nós temos 53 distribuidores por todo o país."

Em inglês, Três Corações significa "three hearts," e foi dado esse nome sobre seu esbelecimento em 1970 pela fundadora da compania, em honra de suas três crianças. Hoje, diz Sr. Delton, Três corações tem 3.4% dos $3 milhoes de mercado de café domestico, comprando 70% de seus grãos de pequenos produtores perto do estado de Minas Gerais ate certo ponto de crescer seu proprio café.

Aproximadamente metade do rendimento de Três Corações derivam de vendas brasileiras, e metade de exportações, pelo que parece os negocios do capuccino
esta apenas 15% do que a compania faz, lider indisputavel do capuccino de Três Corações no Brasil, com 50% divido do mercado.

"Pessoas brasileiras gostam de capuccino forte em um copo pequeno, com mais açucar e canela que nos Estados Unidos, aonde capuccino é servido em um copo grande,"diz Delton Malta. "É um café da manhã para brasileiros,mas é bebido frequentemente depois do almoço e jantar também."

Sendo rei do capuccino não é o suficiente para Três Corações, no entanto. Rodrigo Lapertosa, gerente do novo produto da compania, diz "nós logo vamos começar a vender leite em pó e um tipo de doçe de café, e café do Cerrado, considerado o melhor café no Brasil, por causa dos graõs verdes que são da melhor região de Minas Gerais. Outro novo produtoé o café em sacos pequenos, conheçidos como Medida Certa."



Varios cafés produzidos no Brasil.



Jornal do comecio/ 25 de Fevereiro de 1999 - Por Larry Luxner


Café foi a bonança do Brasil por um século.


Lá tem mais de 100 plantadores de café com salarios individuais exedendo $50,000. A maioria deles passaram três meses gastadores em um ano em Paris, três meses corretos nas mansoes Baroque no Rio de Janeiro, e o restante da metade do ano supervisionando seus estados. A maioria desses homens rics veio para são paulo, "O estado com um Bilhão de árvores de café," Que produzia a plantação de metade do mundo. A maioria deles acreditavam firmemente na eficaçia da combinação em reprimir uma troca para manter os preços altos. Por duas decadas eles vem aperfeiçoando uma combinação- realmente a gigante, cooperativa Monopolio do Café - na qual o mundo foi dificil de encontrar e derrotar. Por sistematicamente provisão oculta da plantação de São Paulo em bons anos e prudente ao liberar essas provisões ocultas em mal eles fizeram em cada canto dos E.U.A. bebedores de café gastram uns 50 centavos a mais por ano pelo café deles tanto que ele por outro lado poderia.

Os bebedores de café dos E.U.A. gastaram $2.20 por cafe importado, paga um extra para te-lo torrado e moido.

Veja:
http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,752223,00.html

A cidade de Santos é o porto do sudoeste do Brasil, no estado de São Paulo, na ilha de São Vicente, perto de São Paulo. fundada em 1543, Santos virou um grande porto quando a ferrovia do interior foi completada em 1867. População (estimado em 1996) 412.243


http://www.greatestcities.com/South_America/Brazil/Santos_city.html

Para mais informações e fotos, novas e velhas, visite esses dois websites


Histórias e Lendas de Santos
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0084.htm

http://www.arcoweb.com.br/interiores/interiores26.asp





Fotos de Elza Bruck, São Paulo, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Support a living planet - 

Join WWF